Make your own free website on Tripod.com
   

 

 

 

XL 250 R  

   
   

aecio@batidademao.com.br   

   
   
INÍCIO    
DESMONTAGEM    
JATO DE AREIA    
PINTURA    
GALVANOPLASTIA    
RESTAURAÇÃO    
CATÁLOGO    
FICHA TÉCNICA    
   
AMERICAN CHOPPER     
MOTOS CLÁSSICAS 70    
   
   
   
   
   

                         PINTANDO UMA HONDA XL 250 R 1983

.
 

 

 

 

 

 

 

O tanque está em bom estado quando comparado ao restante da motocicleta. Não tem traços aparentes de ferrugem. Deverá ser bem trabalhado antes de receber pintura. Também antes da pintura este tanque passará por um tratamento interno para proteção. Desta forma os possíveis pontos de ferrugem internos serão eliminados.

Tenho que aguardar o retorno das peças que foram para o jateamento entes de iniciar a pintura.

O quadro eu pretendo levar para pintura eletrostática, porque é muito mais eficiente, e tem expectativa de dez anos sem oxidação.

Balança traseira, tanque e outras peças menores serão pintadas a revólver, em uma oficina especializada.

Não consigo me lembrar da cor da mola do amortecedor traseiro. Não sei se o original é preto ou vermelho. Acho que ficaria mais bonita se fosse pintada de vermelho.

   
 
   
  11/01/2007
  Hoje foi iniciado o processo de pintura.

Mandei o quadro, a mola do amortecedor traseiro, os suportes da pedaleira traseira e o suporte do motor para pintura eletrostática.

Por sorte, amanhã dia 12, eles estarão fazendo "Vermelho Coca Cola", que é exatamente o tom da pintura original do quadro da XL (só que a original não é eletrostática). Optei por pintar a mola do amortecedor de vermelho.

Tinha a idéia de que o motor seria primeiro pintado, para depois ser trabalhado, por causa dos parafusos que deverão ser zincados ou cromados. O pintor me convenceu a não fazer assim porque certamente a pintura vai ser riscada quando o motor for aberto, e os parafusos poderão ser trocados depois.

Deste modo, mandei o motor jateado para a oficina onde deverá ser trabalhado. Depois dele remontado, levo para pintar com tinta catalizada e só depois faço a substituição dos parafusos que serão vistos por fora da moto.

As outras peças devo mandar para pintura ainda hoje à tarde.

Vou deixar o tanque para pintar bem mais tarde, quase no final da reforma.

   
  12/01/2007
  Hoje às oito da manhã a Campinturas ligou avisando que o quadro e as outras peças estão prontos.

Saí de casa com as peças que serão pintadas de preto "Cadilac" para levar à oficina do Ronny, fabricante de triciclos que vai pintar o restante da moto. Experiente e também proprietário de XL (entre outras motos), ele deu muitas sugestões para a pintura.

Fui buscar as peças vermelhas. Ficaram muito boas, tão boas que nem acredito que são as mesmas que estavam em casa até outro dia.

   
 
   
  14/01/2007
  Peguei algumas peças já pintadas de preto, e isso permite o início da montagem da moto. Algumas destas peças vou mandar pintar de novo, pois ficaram muito ruins.

A base do painel foi pintado de preto fosco, mas fica parecendo que é cinza.

   
 
   
  02/02/2007
  Os dois protetores do escapamento não ficaram bem pintados. Estão cheios de marcas, e vou mandar fazer de novo. A tinta brilhante também não combina com a cor do escapamento original.

O garfo traseiro está bem pintado, de alumíno poliester. Esta tinta parece existir em várias "grânulas" diferentes. Comprei a de granulometria mais fina, por parecer mais a tinta original.

   
  02/7/2007
  Apenas agora, já no final do trabalho, mandei pintar o tanque de gasolina. O Raimundo foi muito bem indicado, e ficou de fotografar as várias etapas do processo, mas acabou se esquecendo. O tanque ficou mesmo muito bonito.
   
 
TANQUE 1 TANQUE 2 TANQUE 3
   
 

Veja agora a

GALVANOPLASTIA